Namoro à Distância: Dá Certo?

[Postagem Resposta] - Quais as chances de dar certo?

Um conselho me foi pedido hoje sobre essa situação. Ele queria saber se deveria mergulhar fundo num namoro sério com uma moça que conheceu faz alguns dias. Eles passaram o feriado juntos, mas agora não fazem a mínima idéia de quando irão se ver novamente. Ele tem seus estudos e ela tem os dela.

Não gosto de enganar as pessoas com falsas esperanças sobre namoro à distância. Em outro post irei tratar mais a fundo o tema namoro virtual, quando duas pessoas não se conhecem e querem se conhecer, mas vamos para um caso em que as duas pessoas já se conhecem pessoalmente, porém moram longe.
Quanto mais longe a gente mora, mais difícil de se ver, principalmente se somos jovens demais e não temos um emprego sólido ou se somos resolvidos na vida com um emprego fixo. Se você se encaixa em uma das duas situações, você terá que se conformar com a grande possibilidade de seu namoro não dar certo. 

Começa Muito Forte, Depois Enfraquece.

No início, se ambos resolverem levar isso a fundo, os telefonemas serão intensos, ou passarão horas conversando por voz e chat, não vendo a hora de chegar em casa para teclar com a pessoa amada. Talvez um feriado grande ou férias, vocês possam se encontrar, mas em casos mais graves, um dos dois está no exterior, o que diminui a chance de um final feliz. São mais ou menos três estágios:

  1. Vocês estão mais fortes do que ninguém, ambos irão lutar e esperar algum tempo para que possam finalmente estar juntos, vocês começam a se conhecer profundamente via internet, trocam fotos, contam segredos, mantém um laço.
  2. Com o passar de alguns meses, vocês já falaram tudo o que tinha pra falar com o outro. Como não estão convivendo próximos, não fazem nenhuma atividade em comum, vocês acabam sentindo um vácuo de assuntos quando se encontram virtualmente. Nessa fase, uma brecha se abre para uma depressão onde ambos vão se lamentar por não conseguirem estar juntos.
  3. Aí uma crise já começou. O assunto entre vocês dois, passa a ser o futuro da relação, enxergando um final ruim. Um dos dois irá falar com mais frequencia das impossibilidades e tomará coragem de dizer que não dá.
E Agora, Acabou?

Não exatamente, mas existe uma pequena chance de dar certo, nem que seja de início, mas isso exige um sacrifício muitas vezes impossível de se realizar, de um dos dois.
Deixar tudo para trás.
De certa forma, se você pensar, deixar tudo e ir morar perto ou com a pessoa, é praticamente abandonar o namoro à distância, o que nos leva a pensar que namoro à distância não dá certo.

Como testemunho pessoal, conheci dois casos próximos, em que um dos dois estava morando no exterior e voltou, largando tudo o que tinha ou poderia ter lá, pra ficar com a pessoa amada. Infelizmente nos dois casos, quando eles se conheceram de verdade, convivendo juntos por mais tempo, ganhando uma intimidade que não conseguiriam ter via internet, eles se separaram. É claro que passaram a culpar em ambos os casos, o outro que fez com que ele largasse tudo lá fora pra vir tentar este romance. O que ao meu ver, é bem injusto, sendo que nesse tipo de caso, é bom que ambos estejam cientes de que é culpa dos dois.

Texto Relacionado: Terminaram? A Culpa é Sua!

Onde eu vi dar certo, foi quando uma dos dois, não tinha muito o que perder, apenas a ganhar, em largar tudo e viver mais próximo. Essa relação deu muito certo, porém uma das pessoas precisou abdicar de algo, ou não tinha família e pais para proibir qualquer atitude extrema. Vale lembrar que neste caso, ninguém morava no exterior, e eles se viam pelo menos em todos os finais de semana que podiam. Mas, existem casais que nem sequer moram longe e só se vêem nos finais de semana. O que nos faz pensar que, mais uma vez, o namoro à distância não dá certo.

Desistir?

Talvez você vá passar pelos três casos que citei acima, de persistência e amor, e talvez vocês irão encontrar uma saída possível, que muitos casais não conseguiram, e superar qualquer crise. Mas de todas as formas que eu conheci de testemunhos, relações à distância infelizmente tem uma grande chance de não dar certo.

Se você acha que a pessoa vale a pena, se é a pessoa que você quer pra sua vida agora, lute. Nunca deixe de lutar pelo que você quer, mesmo que minha postagem possa ter sido negativa ao seu favor, você já tem idéia de que não vai ser fácil. Se você continua achando que não compensa desistir, faça do seu caso um diferencial e esteja pronto para dificuldades. Você tem certeza do que quer? Se sim, então eu não vejo motivos para não tentar!