Namoro Virtual - Quando Não Conhecemos Pessoalmente

Aqui estamos no mundo virtual, e nada é real. Amores platônicos vão e vem, e tudo o que queremos é viver a vida ao lado de alguém que gostamos, não importa se você a conhece ou não.Com a chegada inevitável da internet na vida de milhares de pessoas, ter uma vida virtual não será algo assustador daqui a alguns anos. A tendência é que existam mais namoros virtuais e à distância. Diferente do assunto Namoro à distância tratado em outro post, este se aprofunda exclusivamente naqueles que não se conhecem ainda. Embora fotos são trocadas e álbuns vistos em redes sociais como Orkut, Facebook, até mesmo Twitter, nem sempre é o suficiente para se criar um conexão com aquela pessoa.

Redes Sociais e Formas de Se conhecer Virtualmente

Existem várias formas em que as pessoas se relacionam virtualmente hoje em dia. Aqui algumas formas de pessoas iniciarem um namoro Virtual e se apaixonarem:
  1. Salas de Bate-Papo (chat). - espalhadas por diversos sites, as salas de bate papo de namoro estão fervilhando. É possível conhecer alguém de sua cidade, outros estados e outros países. Costumam ser divididas por assunto também. As salas de chat costumam ser onde as pessoas mais mentem, porque não há um vínculo ou certeza de que você verá aquela outra novamente. É onde facilmente você encontra um nível mais baixo de comunicação e agressão.
  2. Redes Sociais. - No Brasil o Orkut é a rede social mais popular, embora o Facebook seja no resto do mundo, algumas pessoas estão migrando pra ele, em busca de uma comunicação mais séria. No Orkut você tem seu perfil, coloca suas fotos e o contato que você faz com o outro, gera um pouco mais de respeito, e você pode controlar quem acessa ou não seu perfil, e se adiciona ou não alguém para ser seu amigo. O Twitter é conhecido como um microblog, onde se é possível seguir pessoas que interessam a você e se comunicar através de recados no estilo mensagem sms de celular. É uma das redes mais populares do momento.
  3. Jogos e Simuladores Virtuais. - Onde você cria o personagem e faz coisas em grupo, nos jogos virtuais mais conhecidos como os famosos MMO´s algumas pessoas se comunicam também por programas de voz como skype e Ventrilo. Muitas vezes a pessoa se apaixonam pelo "Avatar" (uma figura utilizada para nos representar) e muitos deles casam seus personagens de uma forma platônica sem nunca terem se visto na vida real. 

Existem muitas outras formas de se iniciar um namoro virtual, mas citei as mais comuns. Em todas elas existe uma mistificação da pessoa que você gosta, e um amor platônico real. No namoro virtual, que as chances dos dois se conhecerem pessoalmente é "virtualmente impossível" ou nunca acontece, quando isso ocorre é como um feitiço que se desfaz.

O Príncipe e Princesa Encantada no Namoro Virtual.

Quando conhecemos alguém virtualmente e isso começa a partir para um sentimento mais sério, criamos uma imagem perfeita daquela pessoa, ela realmente parece pra nós ser quem queremos para sempre. De certa forma ela é perfeita. Por que?

Porque primeiro a conhecemos por dentro, e depois por fora. Quantas outras garotas e garotos você não descartou facilmente e sem medo - a internet nos dá coragem pra isso, as pessoas são apenas nomes - e você viu que não era compatível com seus gostos, não pensava igual a você, então simplesmente "excluiu". Não podemos fazer isso na vida real, já que conhecemos a pessoa primeiro por fora, então só depois você passa mesmo a ver alguém por dentro. Daí se não te agradou, você já está com ela no seu pé ou ela está te beijando. Tarde demais...

Em geral os amores da internet são mais puros, mais perfeitos, e você aposta tudo neles, porém quando você dá tudo de si, ao sofrer a queda se machuca mais - quando você é o rejeitado. 

Na Internet é mais fácil encontrar alguém com o perfil ideal. Você busca a pessoa de acordo com o que ela gosta e em geral nas mesmas comunidades e locais, você simplesmente encontra alguém ideal, então será muito mais fácil se apaixonar e desenrolar algo mais profundo.

Desilusão Meu Bem

A parte triste do namoro virtual, é que a maioria massiva deles termina mais rápido do que começa. Nem sempre fotografias e web cam são capazes dar  a você a pessoa por completo. Fotos não criam clima, não tiram timidez, não dão a química e não tem carisma. 

Alguns casos a pessoa não consegue falar ao telefone ou simplesmente não é do sexo que diz ser, e inventa desculpas para que o outro não ligue. Outras vezes duas pessoas que falam por horas no telefone, quando se conhecem pessoalmente, mal conseguem se falar direito e não combinam um com o outro. Nem sempre um dos dois não gostou, pode acontecer dos dois terem gostado porém não souberam criar a conexão. Mas a verdade, é que na maioria das vezes não dá certo. Uma das duas pessoas irá sair machucada.

Quando você conhece alguém pessoalmente, que te deu apenas o peso, altura, cor da pele e cabelo, vai ser bem fácil se desiludir. Mesmo que vocês tenham se tornado muito amigos, quando se conhecerem pessoalmente, serão como dois estranhos, e serão obrigados a conversar um com o outro. O lado bom é que vocês terão mais assuntos para conversar, já que conhecem o gosto um do outro. O lado ruim, é que verão que não há nada daquilo que vocês estavam esperando. Se um dos dois se agradou e o outro não - fácil de acontecer - acredito que com educação as duas pessoas poderão ter um encontro, que seja no cinema ou um jantar, e o outro vai sonhar para estar em casa o quanto antes. À partir daí, vocês nem vão se falar mais ou se ligar, com sorte, se você foi rejeitado, ainda será mantido nos contatos do msn dela.

Acredito que a web cam pode dar mais chances de que venha a dar certo, afinal de contas você não partiria pra um encontro se não agradasse da imagem em tempo real. Mas a química, infelizmente não vai passar pelo buraquinho do telefone nem ser enviada por e-mail. 

Dicas de Educação para um bom encontro:

- Não seja indelicado se você não agradou da pessoa que conheceu. Vocês podem ter um encontro amigável, e se possível antes de marcar, diga que tem a intenção apenas de ser amigo. Assim, se não der certo, nenhum dos dois precisa ficar esquivando e se os dois se agradarem, não custa nada dizer.
- Não marque um encontro e fique olhando a pessoa de longe pra não aparecer. Isso é feio, falta caráter, pois se trata de uma pessoa que você conheceu e fez amizade. Encare a pessoa e tenha um encontro decente, nem que seja pra tomar um sorvete e bater um papo.
- Várias amizades podem surgir daí. Não necessariamente precisa ser um caso. Procure ser educado(a) com a pessoa mesmo depois que voltarem a se falar na vida virtual. O mundo dá voltas, amanhã, pode ser você o rejeitado.