Como se Declarar pra Um Tímido

Como se declarar, ou saber se o tímido gosta de você?


Será que essa pessoa gosta de você? Sua dúvida está te matando, porque não tem como arrancar isso da boca de um tímido. O pior de tudo isso, é achar também que ele não gosta da gente, por ser mais frio e mais fechado, porque não consegue se comunicar bem e expressar seus sentimentos. Como conseguir então se declarar ou saber se o tímido está gostando de você?


Antigamente era muito mais difícil uma comunicação com um tímido. Acabava que você deixava pra lá os sentimentos, porque não conseguia uma aproximação, porque o tímido costuma fazer com que tudo seja mais difícil.

Um tímido pode gostar tanto de você, e não deixar que você saiba absolutamente nada sobre o que se passa no coração dele, e como eu costumo falar, ele perde a chance de viver um amor de verdade, porque não teve coragem de dizer.

O Tímido pode ser por dentro alguém absolutamente diferente do que é por fora, dando uma falsa impressão de  antipatia e repulsa, quando na verdade era tudo o contrário. Ele acaba sem querer, se "defendendo" de coisas que não devia, e se arrepende amargamente depois quando está sozinho, de tudo o que disse, fez, ou não fez por falta de coragem.

Uma Ajudinha Por Favor?

Por isso estou aqui pra salvar você: que gosta de alguém que é tímido (talvez nem imagine que essa pessoa seja tão tímida assim), e você que é tímido demais e acaba não fazendo o que queria ter feito, e as vezes, dizendo o que não queria ser dito.

Como eu disse no início, uns quinze anos atrás ou mais, você só tinha a opção de ensaiar na frente do espelho, respirar fundo e se declarar. Ainda podia contar com o telefone, que às vezes costumava ajudar um pouco. Mas os tempos mudaram e a solução está aí no seu bolso ou na sua frente.

A melhor forma de se declarar pra alguém tímido, é usando um meio de comunicação, em que você não tenha que se expor de forma alguma. O Telefone podia ajudar antigamente, mas você ainda está ali, ouvindo o que a pessoa vai dizer, e tendo que expor sua voz. Isso torna o telefone, menos adequado ao que queremos.

As formas adequadas de hoje, são mensagem de texto em celular e o e-mail. Por que?


Com a internet, você não precisa dar as caras nem dar a voz ao se comunicar com alguém. O mesmo com a mensagem de texto de celular. Tanto pra você que precisa se declarar ou que precisa saber se o tímido gosta de você, uma mensagem que não exija resposta direta, e que não seja pública (por isso não valem muito as redes sociais), podem fazer a grande diferença.

Ao receber uma mensagem de texto ou e-mail, o tímido tem tempo pra pensar, não ativa nenhum mecanismo de defesa, porque fica uma coisa mais inofensiva. Como não há pressão, ele consegue uma resposta mais sincera, do que se fosse por telefone e principalmente, pessoalmente.

No caso você que é tímido, enviar um e-mail ou mensagem de texto, te dá a oportunidade de não ver o que a pessoa vai achar, não sentir vergonha, poder se abrir dizendo coisas que não conseguiria pessoalmente - o e-mail é melhor pra isso, por não ter limites -, e você terá tomado uma atitude, de forma mais prática, mas terá arriscado, fazendo algo que jamais faria pessoalmente.

Se você quer mandar um e-mail pra quem gosta se declarando, não deixe de fazer isso, principalmente deixando claro que você é uma pessoa tímida, contando sua dificuldade, e tirando o peso de carregar tudo isso sem nunca ter tido coragem de se abrir. Não tenha medo, pois, através desses meios, você pode ainda escrever vários rascunhos antes de mandar o que deseja, sem ter ficado com vergonha, sem ter respondido o que não queria, sendo mais sensato porque teve tempo pra pensar em tudo o que escreveu.

Então usem e abusem das mensagens privadas. Tanto pra você que quer se declarar pra um tímido e você que é tímido e não teria coragem de fazer isso nunca pessoalmente. Não deixe essa chance escapar na sua vida. Não vai doer nada, e seu interior vai agradecer imensamente por você ter tido coragem de dar um passo à frente e enfrentado a situação.

Então pare de sofrer e corra já pra sua caixa de e-mails ou peque o seu celular. O momento certo é hoje,  agora! Boa Sorte!

39 comentários:

  1. Se apaixonar por uma pessoa tímida é complicado, ainda mais se você também é tímido :x


    Gostei do blog...


    www.palavradeguria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Best Blogs Brasil17 de abril de 2010 01:53

    Oi
    O seu post também está em destaque na home do Best Blogs Brasil
    Confira:
    http://bestblogsbrasil.com.br/
    Você também pode enviar novos links para que eles fiquem em destaque no nosso site.
    Até Mais!
    Alex

    ResponderExcluir
  3. é complicado, mas é legal saber entender o timido...aí as coisas funcionam.

    ResponderExcluir
  4. O Blog tá ótimo!
    mas queria deixar uma sugestão para vocês. que tal colocarem frases ou dicas do que falar para declarar-se a um homem tímido!
    bju ;*

    ResponderExcluir
  5. Anotada a sugestão, mas lembrem-se que cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  6. O problema eh quando o tímido é averso a tecnologia!

    ResponderExcluir
  7. Isso pode ser perigoso vc pode ser esnobado (a pessoa pode finjir que nem leu) ficar ansiso por uma resposta etc.
    principalmente para os homens se mostrar tímido pode ser FATAL

    ResponderExcluir
  8. sou timido e nao tive coragem de dizer o quanto eu a amava,hj eu perdi ela pra um amigo, e isso acabou comigo..pqp!

    ResponderExcluir
  9. Esse post me deu dicas q pretendo coloca-las em pratica. Sou mto timida e to mto afim de um cara, so q nao exponho isso de maneira alguma , nem para as minhas amigas .
    Vlw
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. estou apaixonada por um homem que não sabe que gosto dele ele só me cumprimenta quando encontramo,estou preste a manda um e-mail pra ele, mas dependendo da reação dele estou com medo,por que encontro com ele direto trabalho no mesmo setor dele só muda de sala.... o que eu faço???

    ResponderExcluir
  11. amoo muito um cara que parece ser timido em questão de relacionamentos. ele coloca que esta ''namorando'' no MSN mas eu tenho quase certeza que não, que ele só faz isso pra dizer que ele não está sozinho. Porque sempre quando temos oportunidade de estar juntos ele me olha e sorri de um jeito diferente, como eu nunca vi, e as vezes sem querer eu o pego olhando pra mim.. tenho muuuuita duvida em relação a isso, mas eu tbm sou tímida com essas coisas, tenho medo de me declarar pra ele e receber um toco! =( que tristeza ! :'(

    AMEI O BLOG, TÁ DEMAIIS!
    BEIJOOOO'

    ResponderExcluir
  12. eu sou louca por um homem q e meu patrao a mas de 3 anos eu tenho medo de fala pra ele o q eu fasso por favor

    ResponderExcluir
  13. eu sou louca por um homem q e meu patrao a mas de 3 anos o q eu fasso tenho medo de falar com ele por favor o q eu faço obrigado

    ResponderExcluir
  14. cláudia: eu sinceramente nao gostei muito, porque se o rapaz já é timido o facto de ter outros meios para cumunicar é bom mas parece que será sempre essa opção de escolha para todos os timidos sempre que houver algum problema e acho que mesmo que seja dificil será sempre melhor falar pessoalmente existem maneiras originais de poder comunicar pessolamente sem ser por voz basta utilizarem a vossa imaginaçao e será muito mais prático e ajuda de certa forma às pessoas que sao assim mais timidas a deixarem aos poucos de ser. agr dando estas opçoes o vai ainda ajudar mais a que essa pessoas so consiga comunicar atravez do tele, pc, entre outros dai nao estar muito de acordo.

    ResponderExcluir
  15. Me apaixonei por um rapaz timido,ele e 1ano mais novo que eu,Sou loca por ele,ele me trata diferente das outras meninas,ele me da uma atenção diferente mas não tenho certeza se ele gosta de realmente de mim,corri muito atras dele e muitas vezes,e para tentar esquece-lo em fiquei com outros homens,mas tudo em vão,parece que quanto mais eu tento esquece-lo mais eu gosto dele,e sei que pode ser coisa da minha cabeça mas o simples fato dele ele olhar para mim ja me alegra.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito me declarar para o rapaz...mas tenho muito medo...a timides dele me encanta mas em certos momentos atrapalha,por não saber nada oq ele pensa,é sempre eu que do em cima dele,comprimento,puxo assunto,to cheia ja disso,ta bom ele as vezes puxa assunto comigo,as vezes pego ele me olhando....neste caso oque eu faço?

    ResponderExcluir
  17. Sou tímido e gosto de uma garota com quem eu trabalho. E lendo alguns dos comentários acimas até me fez fantasiar se não se tratava dela escrevendo nesse mesmo blog. Vida difícil essa de tímido ainda mais quando se é homem, pois a sociedade mesmo em tempos pós-modernos continua atribuindo aos homens a tarefa de tomar iniciativa na paquera.

    ResponderExcluir
  18. Eu estou perdidamente apaixonada por um amigo meu ,e ele me traata super bem ,e tem vezes que me olha de um jeito estranho (como se quicesse ficar cmg )e ele é super timido !tenho medo que se eu me declarar eu perco a amizade dele :( oq eu fasso ? me ajudem bjs

    ResponderExcluir
  19. Anônima do dia 27/04/2012 se declare. Comece tentando demostrar que você sente algo além da amizade de maneira discreta. E vá avançando de acordo com a resposta dele. Dependendo do nível de intimidade que vocês possuem seja sincera e vá direto ao ponto. Se ele não corresponder não se preocupe em perder a amizade dele. Se ele a quer como amiga agora, continuará querendo depois de uma declaração sua. Desde que você supere a recusa caso ela aconteça. Mas não fique com medo. Aposto que ele está muito afim e você nem desconfia disso. Estou curioso para saber o resultado depois. Posta aqui? Por favor?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou tímido, mas já fui mais! Hoje já consigo falar em público e já superei muitas coisas! A minha dificuldade maior é em relação às garotas mesmo! Recentemente estava apaixonado por alguem que considero uma grande amiga! Quando me declarei a ela pessoalmente, estranhou pois gosta muito de mim como amigo, me considerando até como irmão... Bom, é a vida né? O importante é que a amizade continua! Se ser tímido já é difícil, imagina tímido bonzinho, que foi o que ela falou de mim... Quer dizer, ela falou que não sou tímido (como é que é? sou sim!) mas quanto à segunda qualidade... Deve ser pelo cuidado que tenho com ela e sei que é uma moça muito especial, por quem ainda oro.
    Mas eu aprendi uma coisa: posso não deixar de ser tímido, mas posso conviver com isso perfeitamente! Quem sabe Deus ainda está reservando uma pessoa pra mim? Se Ele me tirou a ansiedade, se já me capacitou em várias coisas e me mudou em vários aspectos? O meu Deus é o Deus do impossível!!

    ResponderExcluir
  23. ESTOU GOSTANDO DE UMA PESSOA NO TRABALHO E NÃO SEI COM FALAR JÁ TENTEI MAS NÃO SAIU NADA DOS MEUS LÁBIOS E O PIOR É EU ACHO QUE ELE TAMBÉM É TÍMIDO E QUER ME FALAR ALGO, MAS TAMBÉM NÃO CONSEGUE E AS COISAS SÓ SE ADIAM.
    ANÔNIMO

    ResponderExcluir
  24. É MUITO BOM GOSTAR DE ALGUÉM E MELHOR SER CORRESPONDIDO MESMO QUE SEJA SÓ AMIZADE, POIS NÃO PODEMOS COBRAR ALÉM DO QUE O OUTRO PODE NOS DAR. SEJAMOS FELIZES SEM QUE AJA TANTO SOFRIMENTO.

    ResponderExcluir
  25. O que eu faço? Me apaixonei por um cara extremamente inteligente, mais extremamente tímido. E o pior é que eu acho que da última vez que nos vimos, eu não tratei ele muito bem, nesse dia ele estava tão fofo,e eu quis me fazer de difícil. Como eu sou anta... mais aí, eu tô aki, louca pra ver, e ele tão longe de mim. Alguém me ajuda, como vou esquecer esse cara.

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre admirei uma garota. ai viramos amigos, comecei a perceber q ela estava gostando de mim, sempre vinha puxar assunto cmg e eu conseguia passar por cima da minha timidez e dar indiretas q estava afim, mas ela é mto dificil por já ter sofrido por amor, e eu a amo taaanto. não sei como dizer isso exatamente, as vezes sinto q ela quer fugir de mim....doi tanto ..escrevo isso com lagrimas nos olhos.

    ResponderExcluir
  27. me apaixonei por um rapaz a 2 anos. mais nao tenho coragem de me declarar... em algumas vezes que estamos junto ele joga algumas indiretas para mim... mas sou timida e nao tenho coragem pra tomar atitude e me declarar... me ajudem...

    ResponderExcluir
  28. Olha, uma vez eu me apaixonei por um cara muito especial,minhas amigas falavam que ele gostava de mim, mas eu não tinha certeza, no início evitei ao máximo me aproximar dele,PORQUE EU TAMBÉM NÃO QUERIA ME DECEPCIONAR OU SOFRER OUTRA VEZ mas depois eu tentei me aproximar dele por várias vezes, sem resultado. E eu sofria muito, porque ele era o tipo de cara ideal, sabe? Hoje eu mal consigo falar com ele. Quer um conselho? Não deixa essa menina escapar, fala pra ela que você gosta dela de verdade. Eu falo por experiência própria, vai ver ela tá passando o que eu passei e ainda passo. NÃO DESISTE.

    ResponderExcluir
  29. por favor me ajudem, eu sou muito timida e gosto de um garoto da minha sala, sou nova na escola e nossa relação é mais ou menos 'oi', 'tchau' e 'me ajuda na conta de matemática?'. eu nao sei se imagino certas coisas ou não, e tudo mais, mas as vezes, eu olho para cima e ele esta me olhando, mas quando percebe que vi, olha logo para outro lado.
    o pior de tudo é que minha amiga falou que acha que o 'meu amor' gosta dela. é logico que eu nao falei pra ninguém sobre eu gostar dele, por isso ninguém sabe.
    por favor me digam o que eu faço, estou desesperada!

    ResponderExcluir
  30. Gente, eu gosto demais de uma garota. E o pior quanto mais eu gosto da pessoa mais eu "travo". Se eu não fosse tão apaixonado seria mais fácil. E para piorar eu já sofri desilusão amorosa

    ResponderExcluir
  31. Preciso de um conselho..
    A quase 3 meses entrei em um emprego, no qual conheci um rapaz que me apaixonei desdo exato momento em que o vi..
    E desde então começamos a trabalhar no mesmo setor, só que ele é um rapaz muito timido, diferente de todos os homens que já conheci na vida, além de ser lindo,inteligente, um cara ideal para casar.
    Percebo que hoje a pessoa que tem mais afinidade com ele dentro da empresa sou eu, pelo fato dele ser reservado...Queria ter coragem para me declarar, mas sou muito timida também, tenho medo de fazer isso.. e as coisas não serem as mesma entre a gente, levar um não.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  32. oi,meu nome é amanda e eu gosto mto de um garoto mas ele é mto timido, e td mundo diz q ele gosta de de mim ate os amigos dele. Mas eu sou timida e ele tb... entao n acontece nda. oq eu fasso?? eu tbm acho q ele gosta de mim. e um dia ele disse q gostava mto de mim, e eu disse q gostava dele mas depois disso as coisas entre nos ficaram um pouco tensas e agora eu q tenho q ir falar com ele,oq vcs acham eu tento ou desisto?

    ResponderExcluir
  33. eu gosto de um garoto,,mais eu nao sei quem e mais ignorante....eu ou ele....rsrsrsrsrrsrsr

    ResponderExcluir
  34. Sou apaixonada por uma garota da minha escola, ela 2 anos mais velha que eu. Só nos falamos uma vez, mas sei tudo sobre ela. O meu caso é especial porque eu também sou uma garota (!!) e não tenho exatamente certeza do que ela gosta. O facebook dela diz que ela namora um menino, mas eu não confiaria muito nisso porque 1)ele mora muito longe daqui, 2)eu nunca vi ele com ela e 3)ele é mais novo que ela, mas sei lá...
    O meu plano é me declarar discretamente pra ela no último dia de aula, a formatura dela. Comecei a pensar nisso outro dia e a ideia me tira o sono. Eu SEI que vou ser rejeitada, vai ser só pra tirar isso do peito mesmo e não me sentir um fracasso total. A questão é... valhe a pena? A sexualidade dela ainda é bem suspeita, apesar de tudo. Você não fala com muita frequência de amor gay aqui, podia fazer mais artigos sobre isso? Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FULANO de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que FULANO venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele FULANO não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma
    Responder

    ResponderExcluir
  36. eu tenho 14 anos e gosto de um menino da minha escola, eu sou amiga de um amigo dele que disse pra mim que ele é muito tímido, ele tem poucos amigos, nao demonstra os sentimentos e é muito sozinho, e as vezes parece que ele gosta de mim mas as vezes nao e minha amiga disse que ele fica o tempo todo olhando pra mim, o pior é que tambem sou timida, o que eu faço????

    ResponderExcluir
  37. Olá,peço ajuda!..eu me apaixonei por um amigo meu.Ele é gentil,carinhoso,fofo..mas é um pouco tímido quando de trata de relacionamento...ele tem 18 anos,é 2 anos mais velho do que eu.Gostamos das mesmas coisas,somos nerds e adoramos ler.Ele é perfeito,é realmente a pessoa com quem quero passar toda minha vida.Acho que esta paixão está virando amor...porém não consigo me declarar,e tenho medo de ele não sentir o mesmo por mim.Por favor,me ajudem!...obrigada

    ResponderExcluir