Diferença de idade na relação atrapalha?

Será que ter um namorado ou namorada mais velho ou mais novo que você, pode atrapalhar na forma em que ambos vão levar o relacionamento? Idade é empecilho?


Sempre recebo e-mails ou às vezes alguém fala pra gente, que o namoro não está dando certo pela diferença de idade. O fato de haver uma diferença de idade entre ambos, às vezes fica tão evidente, que as pessoas insistem em colocar isso como o pivô do problema, quando muitas vezes não é. Se você está com dúvidas se é a diferença de idade o problema, se ligue nas dicas e descubra a verdadeira razão.



A arte de se relacionar

se relacionar é complicado.
Muitos não sabem que é preciso se dedicar muito mais que o normal para ter uma boa relação, e que este esforço depende de ambos.

O casal sempre será diferente. Você não irá achar alguém no mundo que pense 100% igual a você. Então, partindo pelo ponto de que embora você tenha muitas coisas em comum - coisas mais que necessárias para haver esta união - o que vai pesar, são as coisas que vocês não possuem em comum.

Saber se relacionar é começar lidando com as diferenças, portanto preste bastante atenção na origem do problema que surgiu entre vocês dois, se realmente ele tem a ver com a idade, ou se ele poderia acontecer mesmo que seu par fosse outra pessoa, com a mesma personalidade porém de idade diferente.

Os problemas precisam ser enfrentados por ambos, então se apenas um dos dois estiver empenhado em melhorar a relação, tentando tirar da rotina etc, saiba que, mesmo que a diferença de idade fosse de 100 anos ou 1 mês, não ia dar certo.

Diferenças na idade

Logicamente a gente vai ter diferenças sim, com a idade. Vou citar alguns exemplos bastante comuns, porém que não costumam ser grandes o suficiente, para se terminar um namoro.


  • Quando ele é mais velho e experiente: 
As maiores queixas sobre os mais velhos, sejam eles mulheres ou homens, são que sempre estão querendo ensinar, se julgando sempre mais inteligentes, e com isso, acabam subestimando a capacidade de saber do parceiro. Não é porque você é mais velho que sempre vai saber de tudo. Achar que sempre sabe mais, pode gerar um sentimento de impotência em quem você está namorando.

  • Quando você é mais novo e ele quer algo mais sério
Aí está um grande problema, porque quando somos mais velhos, estamos cansados da "procura" pela pessoa certa, ou sempre estivemos focados em diversão. Naturalmente você precisa entender, que se está com alguém bem mais novo que você, esta pessoa pode ainda não estar pronta e ter medo de assumir algo mais sério, principalmente por não saber lidar ainda com a situação e não sentir essa necessidade e carência.
Ao mesmo tempo, por exemplo, uma mulher mais nova que gosta de homens mais experientes, pode encontrar dificuldades e ser tachada de imatura, por viver o seu momento, embora procure sempre assuntos mais interessantes, terá alguns pontos de atrito que uma mulher mais velha não teria.

Nada sério

Em geral estes são os problemas mais comuns encontrados na diferença de idade. A maioria das outras coisas, não estarão ligadas à essa diferença, e sim à forma com que ambos levam a relação. Serão problemas que você pode ter com alguém da mesma idade que você. 

Tome sempre bastante cuidado para não usar a diferença de idade como desculpa para justificar um problema e dizer que ele não tem solução. No geral, a idade não é o que faz um relacionamento ter problemas, mas sim a falta de maturidade para se relacionar, e isso você pode encontrar até mesmo em uma pessoa com cinquenta anos que nunca cresceu neste aspecto. Por isso, fique ligado. 




25 comentários:

  1. Atrapalha e ponto! (caso não acredite, faça o tes te dos "60 sem dinheiro", ou vc acredita que gêmeas loiras, gostosas de 19 anos se apaixonam por um velho nojento de 72 anos chamado Heffner? Fala sério.

    ResponderExcluir
  2. Oi gentee!
    Bom no meu caso, o meu namorado é 7 anos mais velho que eu,isso já tem uma grande diferença pois 23 anos pra ele já é algo bem maduro.
    mas não que a idade dele atrapalhe na nossa relação,é tudo bem tranquilo . creio mesmo que a idade em sí nao seja o pivô dos problemas como vc disse ali encima ,e sim a imaturidade das pessoas .

    beijos ,adorei o post ;)

    ResponderExcluir
  3. velho rico e uma jovem gostosa...
    simplesmente uma prostituição disfarçada... respeito mais as prostitutas de rua.. ao menos são mais honestas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita boa resposta acertou em cheio

      Excluir
  4. Sou 8 anos mais velho que a minha namorada e sinceramente acho ela imatura... eu sou tranquilo e ela eh delicada demais... quer dizer... DEMAIS MESMO SACA...

    ResponderExcluir
  5. Quando eu tinha 18, procurava mulheres com 18;
    Quando eu tinha 28, procurava mulheres com 18;
    Quando eu tinha 38, procurava mulheres com 18;
    Descobri que EU era imaturo e procurava mulheres imaturas.
    Após ter consciência disso, dei um up na faixa etária: Hoje tenho 48 e sou feliz com uma coroa de 28!

    ResponderExcluir
  6. namorei um cara 20 anos mais velho, nunca vi problema nisso, mas ele sim, tanto q me deixou! senti muito, mas superei!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que o problema maior são os familiares julgando a pessoa pq acham que ela só tem interesse no dinheiro ou que você é ridícula porque está sustentando alguém e etc.

    ResponderExcluir
  8. Nw sei... tem o lado bom...e tem o lado ruim !! no meu caso eu tenho 12 anos o meu namorado tem 18 sim nos temos dificuldades , a minha mae por exemplo nunca vai aceitar , + assim c as nossas diferenças nw nos separaram quem eh q vai separar?! eu sei q sou uma criança + eu nw penso assim !!! Tenho meus medos ! Ele eh meu primeiro namorado, a mae dele eh minha professora...+ isso nunca vai me impedir d ser felizz!!!!!

    ResponderExcluir
  9. tenho 44 e namoro um gato de 28 anos...como é recente, nem pensei muito no assunto. ainda não passei por nenhum preconceito. sou uma mulher bonita e nem aparento ter minha idade, aparento uns 35...a maturidade e imaturidade dele me ensinam q eu tb tenho as minhas.o q vai prevalecer será o amor, pois sei q ainda terei q passar por agruras de uma sociedade marchista, pois qd é o contrário, o homem é tido como um pegador!!! o tal.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de um homem 26 anos mais velho. Gosto dele. Não é prostituição; tenho meu trabalho, meu dinheiro; ele não é rico - só trabalhou mais que eu, pela idade, e assim tem mais posses. Mas ele diz que o problema é que eu serei enfermeira dele... E assim mais um coração partido cresce em amargura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc,suas palavras são minhas também...

      Excluir
  11. Meu namorado é 13 anos mais velho e nos damos super bem, nunca brigamos por causa da diferença de idade! =)

    ResponderExcluir
  12. Namoro há 2 anos e meio um homem 35 anos mais velho, não vejo nada demais, nos damos super bem, não temos brigas! Acho q nunca fui tão feliz!!!

    ResponderExcluir
  13. a minha tem 12 e eu 19 mas não sei se estou errar

    ResponderExcluir
  14. Hormonios,pele,tezão,disposição,interesses ...Tudo isso tem idade sim e pronto! Não ha amor que resista as rugas, flacidez, menopausa, indisposição para o sexo, doenças e dores naturais da idade, vontade de ficar em casa vendo um filminho enquanto outro quer ir pra balada. Pura filosofia! Tudo que é novo é melhor mesmo. E não me venham falar de vinho, de panela velha ... A realidade é bem outra. Sei disso!

    ResponderExcluir
  15. Tenho 31 e ele 50. No começo ele falava muito dessa diferença de idade. Falando do lado amor, realmente não se coloca numeros. Pois ja tive 2 namorados na mesma idade que a minha. E achava que seria mais feliz encontrando um homem mais velho. Mas me enganei, a diferença esta realmente na maturidade. E esse meu atual infelizmente estamos tendo alguns conflitos por falta de maturidade da parte dele. Resumindo não é a idade o problema e sim a falta de maturidade independentemente da idade.

    ResponderExcluir
  16. acho que a idade não tem nada haver. meu namorado é 13 anos mais velhos que eu, mas não vejo problema algum nisso; Muito pelo contrario, eu aprendo com ele e vice versa. o problema e só a familia tenho 19 anos e ele 32 meus pais nao aceitam isso nunca . mas um dia eles entendem

    ResponderExcluir
  17. tenho 19 anos e meu namorado 69, nos nos amamos muito ele até mais do que eu. Mais também o amo muito ,ele é muito rico mais muito seguro!
    acho que ele tem vergonha de andar comigo nas ruas e as pessoas acharem que sou sua filha.quando saímos não demoramos quase nada.

    ResponderExcluir
  18. Diferença de idade (...) Quando amamos, não existe idade, cor, conta bancária ! Tenho 14 e namoro um cara de 19 ! eai ? acho que isso não é DESCULPA , para se separar. Enfim , já vi home de 17 e criança de 30 (...) e outra , as jovens que ficam com caras milionários , se liguem : - Mulheres que procuram homem por conta bancária , não tem direito de reclamar se forem tratadas como mercadoria . BEIJOS :*

    ResponderExcluir
  19. Espero que o meu paquera nao ligue para nossa diferenca de idade ele deve ter uns 12 anos de diferenca comigo ,eu nao ligo, até gosto ,mais e se ele nao me quiser

    ResponderExcluir
  20. Concordo quanto dizem que a família é o maior impecilho, é a unica coisa que pode te impedir. Pessoas que nao amam muitas vezes podem nao entender esse questionamento. Eu e meu amor temos 19 anos de diferenca e isso nao é o que muda nada. Nao é idade que impede seus sonhos e seus planos... Mas quando as coisas saem fora do controle da sociedade, ai esta o problema...

    ResponderExcluir
  21. é complicado sim mas o q importa é o amor eu tenho 11 e namoro uma gata d 18 (é pura verdade tenho mt labia )no começo a gente era amigo no game ela eu marcos e tais 3 dias depois a gente tava namorando sei td sobre a vida dela td mesmo bem quase td mas ela é mt ciumenta viu minha amiga conversando comigo e ja termino mas depois qis volta tipo eu amo ela e ela me ama ,as é complicad pra cacete

    ResponderExcluir
  22. tenho 26 anos e meu namorado 44 anos e nao vejo problema algum,somos muito felizes..tem pessoas que sao muito preconceituosas,acredito que existindo o amor verdadeiro,nao ha mau algum,quando o conheci eu tinha 16 anos..estar com ele foi minha melhor escolha..bjss

    ResponderExcluir
  23. Tenho 15 e minha namorada 17 boon estamos namorando escondido mais eu vou conversa con os paia della porke eu amo ela mt e ella me ama tanbem entao achow q nao tem nada verw

    ResponderExcluir