Como terminar um namoro

É impossível terminar com alguém sem causar muitos danos, mas saiba o que fazer pra diminuí-los.


Terminar é complicado. Você tem que tomar uma decisão e às vezes acaba adiando tanto com pena de magoar o namorado ou a namorada. Não existe nenhuma dica mágica que vá fazer isso por você, ou entregar as palavras perfeitas para que a pessoa não sofra. O que você pode fazer, é reduzir os danos.



Com calma

A primeira coisa que você precisa entender, é que deve fazer isso no melhor dia. Se você é mulher, evite o período de tpm. Se você é homem, evite o estresse do dia a dia também, para que não tenha briga no momento.
Dá pra fazer isso sem muita confusão, geralmente o que esperamos são duas reações:

  1. choro e pedidos de perdão implorando para não terminar
  2. Briga e revolta desconfiando de ter outra pessoa, inconformados.

Com isso, mostro novamente como é importante você manter a calma e não rebater nada, com os cinco estágios da morte, onde é possível prever mais ou menos a reação da perda conforme o tempo:

psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross propõe uma descrição de cinco estágios discretos que uma pessoa passa ao lidar com uma perda. São conhecidos como os cinco estágios da morte, e servem muito bem para esta situação. 

  1. Negação: "Não quero te perder, não vou deixar você partir, não aceito ficar longe de você"
  2. Raiva: "Você não pode ficar com mais ninguém!" "Vou destruir você" "Vou me vingar" "Injustiça comigo"
  3. Negociação/Barganha: "Por favor, volte pra mim" "Me dê uma chance", "Eu serei diferente"
  4. Depressão: "Não quero mais viver", "Ninguém me ama", "Vou beber até cair", "Minha vida não tem sentido" 
  5. Aceitação: "A vida continua", "Vou encontrar um novo amor", "Tudo vai ficar bem"


Pessoalmente


Não-nunca-jamais faça isso por telefone, msn ou e-mail. Você teve coragem de começar o namoro, então tenha  coragem de fazê-lo pessoalmente.

Certamente você já está cansado de ouvir que devemos terminar pessoalmente, pois é falta de educação e faz você ganhar um pontinho a mais de vilão na história.

Quanto mais tempo pior

Tente não demorar pra fazer isso. Quanto mais você demorar, mais difícil será pra fazê-lo, e mais hipócrita você vai ficar. Sei que é difícil, mas procure tomar a atitude o quanto antes.

Normalmente quando falamos "temos que conversar", a pessoa já sabe que é pra terminar.

Para terminar, nunca se esqueça de fazer isso num lugar reservado, também evite fazê-lo num momento de estresse mental ou problemas de saúde, para que a pessoa não passe por muitas coisas de uma só vez.

Também não conte para amigos, ela precisa ser a primeira e última pessoa a saber. O assunto é pessoal, e você deve tratá-lo com quem diz respeito.

Não demore, quanto mais tempo você enrolar, pior pra sair dessa situação. Também não traia. Só porque você não tem coragem de terminar, ficar traindo a pessoa até tomar coragem, dizendo que seu relacionamento "já era", e por isso está agindo como se não tivesse mais ninguém, não quer dizer que a situação dela seja a mesma: você estará enganando alguém, e piorando ainda mais a separação.








5 comentários:

  1. Gostei do Post. Muito bom mesmo! =D

    ResponderExcluir
  2. Olá, comecei a namorar com um garoto de outra cidade, já nos conhecíamos antes mas foi a partir do momento em que começamos a nos comunicar pelo msn, que criamos laços afetivos pois nos falávamos todo o dia, e o dia em que isso não acontecia, parecia que havia faltado algo.Mas ele demonstrou muita obsessão, em menos de um mês já havia somado 100 mensagens no meu cel.Até que cheguei ao ponto de aceitar um cineminha com ele, logo pensei, ele irá com certeza pedir-me em namoro, pensei, porque não, bem ele seria o meu primeiro namorado, porque eu nunca quis assumir um relacionamento sério por não achar-me preparada para isso, e muitas outras razões, idade, estudos, etc.Nos encontrávamos todo final de semana, ele vinha para a minha cidade para me ver, mas desde o momento em que ele me pediu em namoro eu pensei em terminar logo.Isso me serviria não só de experiência mas também acho que ele foi a minha exceção.Mas não quis terminar tão cedo, e fui enrolando, só nem completou 2 meses ainda de namoro oficial.Fui a namorada perfeita, ele é apaixonado por mim, e sem dúvidas, iria desejar pular de uma ponte quando acabar tudo.Bem,os motivos na qual tomei essa decisão foram:
    *Eu não gosto dele
    *Eu namoro com ele escondido por meu pai não permitir antes dos 18
    *Ele não me respeita como deveria
    *É ciumento
    *enfim, é grudento, sarnento, psicopatinha ambulante...
    *Minto pra ele
    Só que eu não sei como acabar, pois não quero fazer ele vir até onde eu moro para terminar e nem vou lá onde ele mora para acabar esse relacionamento.Não sei se devo acabar por msn(onde tudo começou) ou se envio uma carta... Mas eu sei e aprendi com isso, que não existe coisa pior do que estar com uma pessoa tendo data marcada p/terminar o namoro.Me ajuda por favor!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom o fim de um relacionamento nunca é bom mas eu tenho um namorado que ele é meio complicado mas sempre estou com a maior calma e paciência, só que não tenho a certeza que o amo mais sinto um grande carinho por ele.
    Não consigo dizer adeus para ele porq sei que vai ser mto dificil tanto para ele quanto para mim, e digo para tds que o blog esta me ajudando mto bjoooos de uma fa do PORQUESABER!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como é difícil,mas tudo supera quando digamos lá no fundinho do nosso coração que somos fortes.E que a vida nos ensina muito.Amar é bom demais,desde que haja reciprocidade.Amar sem ser amado(a) como dói!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. me ajuda por favor tenho 12 anos e meu namorado tem 18 ele pediu meu pai pra namorar comigo pediu minha mae estava tudo certo mais depois de cinco meses namorando naum estou gostando dele mais duh jeito q eu gostava pois ele esta muito grudento e ciumento meu maior medo nem é dele fikar com raiva de mim e sim da minha mae pois minha mae gosta muito dele ela e muito apegada a ele e tenho medo de como ela vai reagir meu ajudem por favor nao kero machucar meu namorado e nem minha mae preciso de uma resposta urgente

    ResponderExcluir

Atenção: Por motivo de segurança não coloque seu endereço de e-mail em comentários públicos. Comentários serão moderados, se considerados impróprios, propaganda, spam, não serão liberados.